Blog

O que é Briefing e para que serve

Vamos falar um pouco sobre o que é esse tal de “briefing”, que é tão importante para os projetos de design, publicidade, marketing etc.

Para começar, vamos deixar claro, que o briefing vem depois que o negócio está fechado, o briefing não é a descrição do projeto que será produzido, nem o orçamento do projeto. O briefing vem depois que o orçamento foi passado e o cliente já contratou seus serviços. E inclusive, pode chegar a altear o orçamento inicial que foi passando pro cliente.

Briefing pode ser um questionário aplicado ao iniciar um trabalho de criação de qualquer peça de cunho intelectual ou criativo.

Ele ajudará o profissional ou empresa contratada, a encontrar a solução para o problema ao qual foi contratado para resolver.

O briefing não tem uma receita mágica, ele pode ser e conter, informações diferentes, de acordo com o projeto e a necessidade do cliente. Ele pode ser feito com o cliente, com uma equipe da empresa e até com um consumidor do produto da empresa que te contratou. Isso mesmo! Sabe por quê? Porque o briefing serve para levantar dados para resolver um problema, seja ele de design, marketing, vendas, publicidade etc.

Para tal, devemos levantar dados sobre o problema, as dores que serão resolvidas, sobre as oportunidades que podem ser usadas, a concorrência, o público alvo, os meios de comunicação que serão usados, as ferramentas, tudo depende do que você foi contratado para fazer.

O Briefing não precisa ser um documento gigantesco, mas precisa ter as informações necessárias, importantes e coerentes a deixar claro, o problema e o caminho a percorrer para solucioná-lo.

Quando você construí um briefing bem definido, as chances de você errar na criação do que será produzido, são bem menores, se você sabe o que o cliente está querendo, sabe para quem está criando, sabe o objetivo e sabe por onde ir, você tem muito mais chantes de acertar o alvo.

Como falei anteriormente, não existe um formato padrão ou definido. Você pode abrir um arquivo do word e ir escrevendo as informações colhidas no cliente, pode fazer uma pesquisa com seus consumidores, pode pesquisar o concorrente e anotar todos os pontos fortes e as fraquezas, o brienfing é isso, é o levantamento e pesquisa de informações para resolver um determinado problema.

Deixo aqui uma dica de livro muito interessante de Petter L Phillips chamado de BRIEFING: A GESTÃO DO PROJETO DE DESIGN, se puder ter acesso a esse livro, ele irá te dar uma explanação bem interessante sobre os pontos importante de um briefing.

E você, tem feito briefings para te guiar no seu trabalho?

Carlinhos Malagueta (Trabalho com Design e Marketing há mais de 20 anos. Sou formando em Comunicação e Marketing na UnP e em Engenharia de Software na Estácio, pesquisador em neuro marketing e PNL, e sou apaixonado por tudo que envolve esses mundos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-malagueta-branca

2023 – Todos os Direitos Reservados – Malagueta. /design/mkt/dev